O cenário é o de pós- pandemia, mercados e economias globais aquecendo, tudo se movimentando para manter, recuperar e fazer crescer.

Em meio aos desafios postos pelo cenário atual, no Segmento de Recursos Humanos em 2022, a tendência é a priorização de atender aos grandes players com processos precisos de recrutamento e seleção de talentos qualificados. 

Essa é a tônica do momento para o RH

Processos precisos, bem estruturados para uma resposta rápida ao desafio de contratação de talentos qualificados, de modo a auxiliar o impulsionamento dos mercados globais. Tudo sem perder de vista que as estruturas corporativas, certamente já incorporaram alterações significativas na cultura organizacional como um todo, a considerar novas lógicas de trabalho, que por sua vez, imprimem nova necessidades a considerar em processos de recrutamento e seleção de talentos qualificados. Estamos falando aqui de nova habilidades, postas pela necessária inserção de formatos digitais e híbridos de trabalho. Mas não é somente isso:

 

A preocupação registrada/publicada tão logo havia começado o ano de 2022 pela revista Exame (em janeiro de 2022), nos alerta para uma previsão da Febraban (Federação Brasileira de Bancos):

 “a tendência é que os bancos reduzam a oferta de crédito em 2022”.


O que isso  pode nos sinalizar?
Pode sim sinalizar algumas análises percebidas pelos setores envolvidos na contratação, formação e gestão de carreiras dos grandes players, porém, já se desdobrando em influentes condições para empresas de médio porte principalmente. Entenda mais sobre  possíveis cenários:  

 

1- MERCADOS DESABASTECIDOS  – a redução de faturamento poderá influenciar em toda a lógica organizacional com vistas à manter talentos, priorizar na contratação assertiva de novos talentos, em específico que possam somar ao time, resposta rápida ao cenário econômico que se desenvolve em 2022. 

2- CULTURA DIGITAL IMPLEMENTADA NA MAIORIA DOS PROCESSOS DE CONSUMO  E TRABALHO – do Pix ao aumento significativo das experiências de compra e vendas por meio de ambientes digitais de e-commerce cada vez mais estruturados e sofisticados, bem como da maioria das novas experiências digitais consolidadas nas práticas de trabalho, o que evidenciou em boa parte das empresas no Brasil e no mundo, novos formatos que podem compor rotinas mais eficientes, mais inteligentes e econômicas – todos os comportamentos nos ambientes de trabalho tendem à adesão por meio de análises criteriosas em relação ao custo-benefício na utilização do tempo-espaço. Isso diretamente afeta o segmento de Recursos Humanos, pois outras características e habilidades antes não pensadas, agora fazem parte de análises de perfis mais buscados.

3- NOVAS NECESSIDADES PARA A BASE DE ESTRUTURA DE TRABALHO QUE VISAM RETER TALENTOS DE ALTA PERFORMANCE – estamos falando de novos serviços agregados, novos cargos, novas políticas e regulamentadores que também incluem a necessidade de formação orientada ao momento de adaptação de novas rotinas de trabalho, seja em relação à utilização de tecnologias antes não aderidas no ambiente de trabalho, seja pela necessidade de adaptação ao retorno ao presencial ou ainda pelo simples fato de adaptar novas práticas de liderança em times cada vez mais dinâmicos tanto em termos organização no coletivo, quanto do fomento dedicado à novas habilidades, sejam elas soft ou hard skills. 

Contudo, entendemos que em 2022, teremos no RH com forte presença nesse cenário sim, de muitos desafios, mas por outro lado, repleto de novas oportunidades de crescimento, com novos nichos para o desenvolvimento e crescimento de novas técnicas, novas práticas de Rh, de treinamento e formação corporativa, bem como da lógica de acompanhamento, avaliação e retenção de talentos.