O QUÊ, COMO E O POR QUE VOCÊ FAZ O QUE FAZ?
O propósito como uma bússola orientadora de um time e do crescimento da organização.
É comum nos depararmos com pessoas em que, já iniciada uma carreira, ainda se encontram perdidas em relação ao que realmente gostariam de fazer na vida. Suas percepções e sentimentos em relação ao que fazem, são contraditórias, ora sinalizando a permanência no caminho escolhido, ora indicando uma necessidade latente de mudar algo com urgência…. mas sem saber exatamente o que mudar.
Estamos falando de um PROPÓSITO que poderá direcionar um PROJETO DE VIDA.
Mas, o que seria exatamente um propósito? Como sei que meu atual desejo, sonho, se refere ao meu propósito na vida? E no trabalho? Será que esse meu suposto propósito de vida está se refletindo em minhas escolhas e decisões no campo profissional também?
Para aqueles que possuem a convicção que ainda precisam trabalhar bem essa questão, esse post tem como principal objetivo, ajudar a esclarecer se você leitor já localizou seu propósito, contudo, compartilhar alguma ferramenta para que você possa utilizar sempre quando quiser e ainda, se você é uma liderança, coordena uma área de trabalho em uma organização corporativa, esse post poderá te ajudar a pensar como o propósito pessoal de cada um de seu time, uma vez alinhado a um propósito corporativo, poderá alavancar uma espiral de crescimento para todos, garantindo assim, uma verdadeira revolução nos resultados que foram estrategicamente projetados.
Então, se você já leu até aqui, queremos que você aproveite sua leitura [sua leitura necessitará uma estimativa de 30 minutos, cerca de uma hora se quiser experimentar a ferramenta que vamos compartilhar].
O porquê de encontrar seu propósito na vida.
Encontrar o propósito não é ação apenas poética, terapêutica ou espiritual. Encontrar o propósito tem a ver com Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano. Quanto mais uma pessoa se conhece, mais ela compreende os valores e crenças que determinam suas escolhas, e por consequência, entenderá o porquê, um exemplo, acaba por, repetindo em sua vida determinados padrões de comportamento, sua forma de lidar com os desafios que vão surgindo na vida e sua forma de conviver com as pessoas, sobretudo no âmbito profissional. Quem se aprimora em formas de autoconhecer-se, também desenvolve com novas percepções sobre si mesmo e abre-se para o reconhecimento de suas habilidades e quais outras poderá desenvolver.
Então vamos a um checklist de conceitos aqui:
Sobre PROPÓSITO – do latim, propósito significa intenção de fazer ou deixar de fazer algo, diz respeito a um desígnio ou objetivo que representa uma prioridade.
Sobre AUTOCONHECIMENTO – O autoconhecimento é um dos fatores que compõem o desenvolvimento humano. Conhecer-se significa conhecer a si mesmo, suas inclinações, seus sentimentos e reações emocionais diante de determinadas situações.
Sobre DESENVOLVIMENTO HUMANO – O desenvolvimento humano diz respeito ao desenvolvimento de várias inteligências constituídas pelas habilidades técnico-cognitivas, habilidades sociais, habilidades emocionais, além dos aspectos biofísicos também, inclusos habilidades motoras. O autoconhecimento, que é a atitude e envolvimento de uma pessoa em saber mais sobre seus sentimentos, reações emocionais a partir das interpretações e recursos internos muito particulares, é parte do desenvolvimento humano.
Mas – como o propósito pessoal de cada um de seu time, uma vez alinhado a um propósito corporativo, poderá alavancar uma espiral de crescimento para todos ?
Pudemos refletir sobre esse questionamento, a partir da leitura da obra Comece pelo porquê, de Simon Sinek.
Segundo o autor, é preciso que em uma empresa, o topo de um cone (que representa essa empresa, um sistema hierarquicamente estruturado), representa os proprietários, os idealizadores ou os desenvolve dores do propósito inicial de como a empresa foi concebida.
Porquê – topo do cone – crenças. Como – meio do cone – ações. O quê – são os resultados dessas ações.
Já o meio do cone, temos representado pelos executivos, as lideranças, que sabem em geral, o como concretizar esse porquê idealizado. Por fim, na camada de base, a maior, temos o quê fazer, representando os resultados das atividades coordenadas, dos funcionários de uma empresa – refere-se ao resultado que torna o intangível (crenças) ao tangível.
O que ocorre é que, os idealizadores precisam envolver suas lideranças, no que tange ao propósito da empresa, que corresponde ao conjunto de crenças e valores que edificaram sua existência. Por sua vez, as lideranças precisam compreender, se apropriar e saber transpor esse intangível, em ações práticas direcionadas aos times que lideram. Contudo, se essas lideranças não conseguirem mobilizar os times em sinergia com esse intangível propósito, não haverá como esse resultado torna-lo tangível por meio do produto/serviço desenvolvido.
É muito importante nesse processo que todos os envolvidos consigam não apenas compreender o propósito da empresa, mas que consigam encontrar um ou mais pontos de ligação entre esse propósito e o seus propósitos de vida. Se não houver uma mínima identificação entre as partes, certamente o resultado (produto ou serviço), não convergirão em resultados esperados pelos idealizadores, ou seja, simplificando, não apenas essa empresa não vai crescer, mas poderá até, enfrentar em sua história, muito tempo de resistências, de conflitos e retrocessos inexplicáveis do ponto de vista mais superficial.
Por outro lado, é importante também para cada funcionário, que tenha a oportunidade de localizar seu propósito na vida, em que ponto esse propósito se conecta com o propósito da empresa e assim, poder ser mais assertivo em relação às suas escolhas, e de modo que não provoque prejuízo de investimento de tempo e energia, nem por parte da empresa, ne de sua própria parte.
Esse conceito desenvolvido por Sinek , por ele denominado de Circulo de Ouro, representa a visão desse cone, de cima para baixo:
Explica Sinek com seu desenho = “as pessoas não compram – o quê – elas fazem, mas sim o – porque – elas fazem.”
E para que isso aconteça é importante que as empresas comuniquem o seus porquês para todos, e ao mesmo tempo, que cada funcionário tenha oportunidade de aprender mais sobre si, propiciando-lhes condições para que compreendam a relação e conexão entre o propósito da empresa e o seu.
Agora vamos para a prática?
Propomos a você, caso queira usufruir de uma técnica para facilitar essa delimitação do propósito, que preencha a ferramenta (clique no botão abaixo para salvar/imprimir).